Número de Erdos

Olá. hoje não estou com paciência para escrever um texto de verdade, vou sair digitando como se estivesse conversando no eme-esse-ene. Sabem como é, tem prova hoje à noite, não dormi nem estudei ainda... não dá pra pensar em muita coisa séria. Uma amiga me disse uma vez que depois das 2 da manhã nada mais é ridículo, então... opa! 6h00min já é outro dia, o teorema não é mais válido, que droga.
Algumas vezes eu tenho a impressão de que tudo que havia para ser 'descoberto' já o foi. Não vejo mais música nova, não tem um vetor LI nesse espaço. Tudo parece combinação linear do que já existia. Na física que se ensina nos colégios não tem muita novidade, A teoria da relatividade restrita de Einstein já tem mais de um século. Os teoremas de Cauchy ainda são utilizados com freqüência. (aliás, tenho 12h para aprender o critério de Cauchy-Riemann de convergência de funções.) Onde estão as coisas revolucionárias que vão mudar completamente a ciência como a conhecemos? Aliás, já reparou como esses grandes gênios do passado conseguiam resultados em muitas áreas distintas? O pessoal de antigamente era muito bom. Eles conseguiram revolucionar a ciência da época deles com algo novo. A impressão que dá é que acabou a área para onde evoluir (ou que as novas gerações não são lá tão boas quanto as antigas.) e assim todo novo desenvolvimento visa apenas melhorar métodos que já existem.
Eu espero sinceramente estar errado. Eu tive um professor de física que contava que Kelvin dizia aos alunos que eles se preocupassem em se tornar físicos porque os mistérios do universo já estavam quase todos resolvidos. Eles deveriam procurar outra área pra estudar que precisasse mais dos seus cérebros. Nunca fui atrás de saber se essa história é verdadeira ou não, mas sempre levei isso como lição para não tentar prever o futuro. Estatisticamente falando, a maioria das pessoas que tenta prever o futuro acaba errando. Principalmente se as previsões forem otimistas.
Não, não sou pessismista. Mas já fui. eu gostava de dizer: "Ao menos eu estarei preparado quando vocês perceberem que têm chance de estarem errados." Agora eu simplesmente aceito os fatos. Sem pessimismo ou otimismo e sem tentar prever o que vai acontecer. O importante é saber que todos os eventos têm alguma chance de acontecerem, inclusive aqueles que você jamais imaginaria ainda que houvesse um jacaré rosa vestindo um sombrero do seu lado.
Até breve. (ou não: vai que o jacaré se transforma na bolsa do gato félix e te leva para a lua.)

Nenhum comentário: