A Verdade

Sabemos que a sensação de espaço e tempo é relativa, que o movimento não é absoluto, e que até mesmo a concomitância e a ordem em que os fatos ocorrem dependem de qual o observador e o que ele está fazendo. Então, por que não duvidar da verdade? O tempo é relativo, a verdade também deveria assim ser considerada.
Existem muitas religiões, e algumas delas têm muitas coisas em comum umas com as outras, mas ainda assim, não são iguais. Cada uma delas tem uma explicação para o que é a vida, da onde surgiu e o que tem depois dela. Se a verdade não fosse relativa, o que seria de todas essas religiões? Estariam a maioria delas erradas? Há uma verdade em cada um de nós, cada qual carrega consigo sua definição de veracidade e verossimilhança. As religiões, as discussões científicas são apenas convenções para que a verdade em cada humano tenha algo em comum com a verdade que os outros acreditam, de tal forma a possibilitar a troca de informações ou a convivência de todos.
Exemplificando: as crianças naturalmente não possuem pudor sobre suas vestes, porque a verdade pra elas é que elas não precisam de roupa alguma, exceto quando está frio. Mas os adultos já se acostumaram com a idéia de sempre usar roupas, mesmo quando o clima não obriga. Então, eles alteram a verdade que atua na mente das crianças de forma a adicionar tal idéia, e agora a criança tem como verdade que usar roupas sempre é necessário.

Nenhum comentário: