Devaneios físicos.

hoje à tarde, enquanto caminhava, parei pra pensar na existência de uma 5ª força(*) entre corpos... e desenvolvi a seguinte teoria:
alguns corpos possuem uma característica especial que os faz interagir com outros que também possuam tal característica, na falta de algo melhor eu chamei essa característica de Vida. a interação entre corpos com vida é bastante complexa e de fato, pouco previsível, mas baseado em algumas poucas esperiências, cheguei a algumas conclusões acerca da qualidade de alguns eventos relacionados:

1) as forças vidanas (relativas à corpos com vida) podem ser atrativas ou repulsivas, e não necessariamente têm a direção da reta que une os dois corpos.
2) a característica vida é vetorial, possui intensidade, direção, sentido, e independe da posição do corpo que a possui.
3) corpos com vida não interagem através de forças vidanas com corpos sem vida.
4) corpos com vidas iguais ou opostas não interagem, o que me leva a crer que a intensidade da força vidana depende do produto vetorial entre as duas vidas. entretanto vidas que tendem à igualdade em intensidade mas com direções diferentes geram forças mais intensas.
5) os corpos com vida interagem aos pares, conforme a 3ª Lei de Newton. para mais corpos com vida, calcular independentemente cada interação e somar vetorialmente o resultado.
6) existem efeitos relativísticos relacionados a corpos com vida quando próximos um ao outro: caso eles se atraiam e estejam próximos o tempo (no referencial deles) contrai, e o espaço dilata, já quando eles estão distantes o efeito oposto é observado o tempo dilata e o espaço contrai (infelizmente o efeito espacial da força vidana é bem pequeno).
7) há uma distância limite para alguns eventos atrativos da força vidana, quando a distância entre os corpos fica menor que esse limite, a característica da força mudam. o caso mais comum é quando a força vidana atrativa além da distância limite é repulsiva após essa distância fazendo o sistema entrar em M.H.S.(**) enquanto não houver interferência externa.
8) os trabalhos realizados pela força vidana é sempre dissipativo, ou seja não conserva a energia mecânica do sistema. essa energia é dissipada na forma de calor por ambos os corpos.

Futuramente quantificarei esse trabalho, essas 8 observações são empíricas e ainda estão sujeitas a reformulações.
(*) as outras 4 são: força eletromagnética, força gravitacional, força nuclear fraca, força nuclear forte.
(**) Movimento Harmônico Simples. aqueles cuja posição em função do tempo pode ser definida através de funções trigonométricas.

Nenhum comentário: